Publicidade


  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Incômodos



Por Américo Nouman Jr., Sacso Brasil

25/02/2024 10h05 - Atualizado em 25/02/2024 10h10



Américo Nouman Jr.

Jornalista, Empresário, Roteirista, Diretor E Autor De Peças Como Casa, Comida E Alma Lavada!", "Bregópera - Uma Comédia Musical", "Esse Cara Sou Eu", "Dois Por Um Fio", "Paraíso Dos Infernos", Entre Outras


Tempestades


Tudo é tempestade. Já se deu conta disto?

 

Equivocadamente a associação que fazemos ao ouvir a palavra tempestade é negativa. Aliás, não sei como, quando e porque isso começou, mas o ser humano sempre faz associações imediatas ao que lhe é apresentado. Nossas cabeças só pensam aquilo que aprenderam, como já disse Raul Seixas, meu ídolo maior.

 

Mas se, para usar um termo da moda, tentarmos pensar fora da caixinha, tempestade nem sempre é ruim, afinal tudo pode ser visto como tempestade. É tempestade, por exemplo, ter comportamento igual a todo mundo. Tempestade de falta de originalidade.



Tempestade, na verdade, pode e deve ser entendido como algo que excede a normalidade.

 

Uma explosão de gargalhadas é tempestade de bom humor, de senso de humor. Uma noite de paixão, de prazer e de gozo é tempestade de amor. Amar é tempestade, nem mais, nem menos.

 

A depressão é a tristeza em temporais, ansiedade é a pressa em tempestade e pressa é tempestade de modernidade.

 

A vaia e o aplauso, ainda que silenciosos, são dilúvios de reprovação ou admiração. A arte, em qualquer de suas manifestações é uma espécie de tempestade de opinião.

 

A inveja e a admiração são a atenção em tempestade. A vontade, o desejo, a ambição são tempestades de conquista.

 

Os pais em relação aos filhos e os filhos em relação aos pais são tempestades de segurança. Família é a segurança em temporais. Já o medo é o temporal oposto, o temporal da dúvida, da insegurança, da incerteza.

 

A música familiar, o aroma conhecido da comida em preparo, a foto antiga são tempestades das saudades. Saudades, tempestade em estado puro.

 

O beijo de língua, o abraço afetuoso, o conselho sincero do amigo leal, tempestades de carinho. Carinho tempestade de sentimento.

 

O amor da pessoa amada é a tempestade da plenitude. O sonho realizado, a fantasia conquistada, o êxito esperado são tempestades do possível.

 

Chegar em segurança, a notícia esperada, as necessidades atendidas, tempestades de alívio. O alívio é a tempestade da paz que por sua vez é a tempestade delas todas.

 

As lágrimas sejam do que for são a tempestade das emoções. Emoção, tempestade da alma.

 

Dizem que depois da tempestade vem a calmaria. Quem precisa de calmaria? Tudo é tempestade. Calmaria é a tempestade da mentira e mentira, a tempestade da falsidade.


          *Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site Sacso Brasil. Ficando a cargo dos nossos colunistas usar a Liberdade de Expressão assegurada em nossa Constituição.


Share by: